terça-feira, 14 de julho de 2009

Algumas idéias novas para a cultura de Moleque de Rua

O grupo musical monta seu próprio palco itinerante e traz projeto de cidadania cultural inovador para cidades brasileiras

Em homenagem ao último dia das mães, o grupo Moleque de Rua realizou na Vila Santa Catarina na cidade de São Paulo um show gratuito com músicos da região para os moradores da comunidade local. A adesão do público transformou a rua em uma festa semelhante aos carnavais de décadas atrás que aconteciam nas ruas do interior, com senhoras e pais de famílias colocando cadeiras nas portas de casa para ver o movimento e crianças brincando livremente e em segurança.

Essa foi uma iniciativa de Duda Ferreira, integrante do Moleque que cansado da falta de oportunidade em palcos brasileiros e com uma necessidade idiossincrática de mostrar sua arte, criou uma estrutura de palco itinerante para ser montado onde houver um espaço e público para suas apresentações. Uma maneira de se libertar das forças comerciais que gerem a produção cultural no país. Esta experiência foi a inauguração do palco e da idéia de Duda.

O que contrasta com a escassez de apresentações e convites é a trajetória do grupo que dividiu apresentações com grandes nomes da música brasileira e internacional, como Vanessa da Mata, Victoria Abril, Gilberto Gil, Mano Chao, Tom Zé, Cazuza, Lobão, Titãs, Tim Maia, Nana Vasconcelos, Santana, Kool and The Gang e muitos outros. Inclusive o Moleque já participou de programas e especiais de música com grande audiência na televisão brasileira.

Agora com 25 anos de existência, o grupo é mais reconhecido na Europa do que no Brasil.

Na França, nunca faltou palco e seu trabalho de inclusão sócio-educacional é referência para o governo como instrumento eficaz de regeneração social e desenvolvimento da cidadania participativa, ambos conceitos que ajudam integrar uma sociedade cada vez mais multiculural como a francesa.

O Moleque de Rua é responsável pela criação do dispositivo oficina-residência, que consiste no convívio intenso entre artistas e comunidade para elaboração de atividades culturais. Durante essa vivência são oferecidas oficinas das diferentes áreas que o projeto contempla, como artes, música e vídeo. Neste contato os envolvidos têm a chance de se conhecerem melhor, abandonando preconceitos e mal-entendidos estabelecidos pela falta de diálogo. Ao fim do projeto, a comunidade e os artistas fazem em conjunto uma grande festa de encerramento com apresentações de todas as oficinas e atividades do projeto.

Em setembro, após voltar de mais uma turnê pela França, o grupo vai participar do primeiro projeto de oficina-residência no Brasil, o Quitutes e Batuques. Será co-produzido por organizações dos dois países, a brasileira Plataforma Brasil Holanda, especializada em intercâmbios entre culturas, e a francesa Les Gamins de Art-Rue, que atua nas áreas de cultura, educação e inclusão social.

Duda reuniu para o Quitutes e Batuques artistas importantes no cenário internacional e que estiveram envolvidos de alguma forma com seus projetos na França. Entre eles, as irmãs franco-camaroenses Les Nubians, apresentadas pela CNN como “a ponte entre a música africana contemporânea e o R&B francês”, e um dos precursores do novo afropop, Adama Yalomba, músico de Mali que trabalha com instrumentos tradicionais em releituras da música popular africana. O evento foi aprovado pela comissão do Ano da França no Brasil e abrange também vídeo e gastronomia. Acontecerá nas cidades de São Paulo, Olinda, Recife e Ouro Preto.

Em novembro, Duda retoma os shows do Moleque de Rua com seu palco próprio e itinerante. Se por um lado, Duda não tinha onde mostrar seu trabalho, há também muitos públicos que não têm onde assistir apresentações artísticas. Ele passará, então, por cidades levando sua bagagem musical extraordinária preferencialmente para estes públicos. Com certeza serão momentos inesquecíveis e surpreendentes para ambas as partes.

Informações:

MOLEQUE DE RUA
Rua Cons. Ramalho 104, AP 26
013250-000 SAO PAULO SP BRASIL
+ 55 11 31 01 80 96
lulududa@uol.com.br
http://www.myspace.com/molequederua



WZM – Plataforma Brasil Holanda

Rua Cubatão 411 – cj 1 – Paraíso

São Paulo – SP

04013-001

Tel. (11) 3885-6979/ (11) 8218-5623/ (11) 8471-2874

e-mail: wzm@plataformabrasilholanda.com.br

Um comentário: